O que você procura?

Colunistas


Silvio-José

Silvio José L. Vasconcellos

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da UFSM.

Coordenador do projeto Me devolve seu sorriso: facebook.com/medevolveseusorriso

Mais positiva todo dia!

Você sabe o que é Psicologia Positiva? Em um primeiro momento, o leitor pode, meramente, associar com a prática do pensamento positivo. Mas a Psicologia Positiva é bem mais do que isso. Há poucas décadas , alguns renomados pesquisadores americanos demonstraram estar, pode-se dizer, cansados em relação à ênfase, quase exclusiva, que a ciência psicológica acabava direcionando aos transtornos mentais ou às alterações prejudiciais ao ser humano. Por que não estudar, de um modo igualmente científico, as variáveis que predizem uma vida feliz ou as diferentes potencialidades humanas? Perguntas como essa impulsionaram esse novo movimento, hoje presente em todos os continentes e bastante alicerçado no meio acadêmico.

Para Psicologia Positiva, entretanto, não basta conjecturar sobre os possíveis caminhos para uma vida feliz. Como toda boa ciência, é preciso testar hipóteses. Um exemplo disso é explicar o fato de que horas adicionais de trabalho, podem, em muitos casos, contribuir com a saúde mental. Mas isso só ocorre quando há um estado que os estudiosos da Psicologia Positiva chamam de flow . Tal condição nada mais é do que um estado mental no qual o indivíduo sente-se cognitivamente eficiente e verdadeiramente envolvido com a atividade que executa. É como trabalhar sem observar o tempo passar. Esse novo campo do conhecimento também está voltado para o estudo de outros tantos fatores promotores de saúde e do bem estar. O cuidado estético, quando feito de forma conciliatória com outras práticas, é, por exemplo, um deles. Nesse sentido, pode-se dizer que o site + Bonita todo dia aproximou-se, propositalmente ou não, de uma perspectiva bastante atual da Psicologia. Encarrega-se de promover a saúde no sentido mais amplo da expressão.

Um belo e criativo trabalho que não teria sido possível sem o mencionado estado de flow por parte dos seus criadores. Parafraseando um célebre escritor cuja frase intitula um trabalho de extensão que desenvolvemos, a partir de um grupo de pesquisa, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), trata-se de uma inciativa capaz de permitir que mais e mais pessoas resgatem e devolvam para o mundo, aquilo que possuem de melhor, ou seja, o seu próprio sorriso.